2 de agosto de 2016

O Amigo Maçom - Uma Reflexão a Todos Irmãos:



O tratamento usual entre os Maçons se manifesta, proveniente, mais pelo tríplice princípio de nossa Instituição (Liberdade – Igualdade – Fraternidade), do que propriamente o sentimento que deve envolver seus Obreiros.


Frater é Irmão, assim como fraternidade é irmandade. Estas são as tratativas que, de forma errônea, acreditamos serem o titulo mais expressivo da relação entre Maçons.


O titulo de Irmão é, de certa forma, impositivo tanto no mundo profano, quanto em nosso meio. Se em nossa certidão de nascimento houver a coincidência de pai ou mãe, teremos a condição de “Irmão de Sangue”. Da mesma forma, quando um profano é admitido em uma Loja Maçônica, temos o “Irmão por Reconhecimento” (MICTMR).


As puras relações de irmandade só se consolidam pelo sentimento de amizade. A própria palavra “amigo” (amicus) provavelmente, derivou de amore (amar).


AMIZADE É UMA DISPOSIÇÃO DA ALMA PARA A PRÁTICA DO BEM. 
É A VIRTUDE DE AMAR.


A nobre e necessária virtude da amizade consiste mais em amar do que ser amado. A reciprocidade acontece quando os propósitos são alcançados, por e para ambos.


Somente pela convivência compreendemos e desenvolvemos o sentimento de transformar o profano em Irmão. Com isso, consubstanciamos o Irmão/Amigo e Amigo/Irmão.




No Livro da Lei há a “Regra Áurea” descrita pelo Rei Salomão, em Provérbios, Capítulo 17, Versículo 17:


“O amigo dedica sincero amor em todos os momentos e
é um irmão querido na hora da adversidade.”




Aristóteles, que viveu há 300 anos antes de Cristo ensinou: “Com efeito, ninguém escolheria viver sem amigos, ainda que dispusesse de todos os outros bens, e até mesmo pensamos que os ricos, os que ocupam altos cargos, e os que detêm o poder são os que mais precisam de amigos; de fato, de que serviria tanta prosperidade sem a oportunidade de fazer o bem, se este se manifesta sobretudo e em sua mais louvável forma em relação aos amigos?”



Então? Seu papel junto aos companheiros de jornada tem sido apenas de Irmão ou Amigo?



Autor: Sérgio Quirino 
Grande Segundo Vigilante da GLMMG.

Nenhum comentário: